Buscar
  • Paula Souza RH

Como ser sociável no trabalho

Atualizado: 6 de Jul de 2020

Para evitar os reflexos negativos da falta de sociabilidade e/ou da timidez extrema, eu trouxe algumas dicas de como ser mais sociável. Com estas, é possível que você consiga superar a timidez excessiva e conquiste autoconhecimento e, consequentemente, bons resultados. Confira:

  1. Identifique o problema: é importante saber a diferença entre ser tímido e ser antissocial. É possível que alguém fique intimidado em alguns momentos que exigem falar em público, por exemplo, mas quando a pessoa é antissocial não gosta de se relacionar com os outros em nenhuma hora. Portanto, se você que tem alguns desses comportamentos, procure primeiro identificá-los corretamente, qual sua origem, se é natural ou se é em decorrência da baixa autoconfiança, da dificuldade de se relacionar com os demais, de experiências onde a confiança foi quebrada e tome uma iniciativa para sanar os problemas progressivamente. Mas não adianta nada ficar só fazendo diagnóstico em si mesmo! Uma boa recomendação é procurar ajuda profissional como um psicoterapeuta.

  2. Abra-se para as novas possibilidades: pode ser confortável ficar na sua e não se expor, porém essa atitude pode se criar um grande risco profissional. Como bem diz o ditado “Quem não é visto, não é lembrado!”. Calma, não é para sair por aí contando tudo da sua vida pessoal para todo mundo. O negócio é se abrir para as novas possibilidades! Tente estar mais aberto a conversar com seus colegas de trabalho, trocar ideias, experiências e conhecimentos e a mostrar o que você sabe. Procure se aproximar das pessoas, interagir com elas, ainda que aos poucos e, com isso criar um canal de contato onde estas se sintam confortáveis em falar com você e vice-versa. A terapia, que indiquei acima, pode ajudar você nesse processo também.




#Sociabilidade #Ambientedetrabalho #Sucessodeequipe

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo